quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ritual das entrevistas

Hoje tive mais uma entrevista. Dias de entrevistas é dias de nervos. É preciso estudar a empresa, dar uma vista de olhos em algumas perguntas e respostas mais óbvias. Depois há também a parte da aparência, vestir fato, sapatos altos, um maquilhagem leve, arranjar as unhas e pintá-las de uma cor neutra, tudo para ter um ar profissional e elegante.

Sempre que vou a uma entrevista faço um filme inteiro na minha cabeça. Imagino como seria trabalhar ali, o caminho que teria que fazer. Imagino-me a frequentar aqueles pubs e restaurantes ali por perto e a durante muito tempo passar sempre pelos mesmos sítios. Apesar de relegarmos sempre para segundo ou terceiro plano o tempo que passamos a trabalhar, se contarmos todo esse tempo em toda a nossa vida é imenso. Muitas vezes estamos mais tempo no escritório, e com os nossos colegas de trabalho do que em casa com a nossa família.

A entrevista que fui hoje correu bem, mas estava nervosa. Nervosa estou sempre, mas hoje mais do que o costume. Não consegui almoçar e passei quase o dia todo sem comer. Os nervos eram muitos porque sabia que eu tinha que provar muita coisa nesta entrevista. Os requisitos eram imensos e a posição mesmo na minha área. No fim até correu bem, acho que consegui demonstrar que tenho uma experiência na área bastante sólida e ao mesmo tempo entusiasmo e optimismo.

Aqui em Londres já foi a mais entrevistas que em 6 anos de trabalho em Portugal. Em Portugal a 4 entrevistas que fui em 3 fizeram-me uma proposta de trabalho. Aqui as coisas são bem mais complicadas.

Aqui cada entrevista é um desafio. Mas é um desafio enorme. Primeiro é o inglês, agora já me começo a habitar mais, mas no início estava sempre muito insegura. Depois a quase todas as entrevistas que vou algum dos requisitos é também saber alguma outra língua europeia. Além de ter que saber me desenrascar com respostas inteligentes que lhes prove que tenho experiência, sou uma pessoa optimista e entusiástica no que faço ainda tenho de o fazer em várias línguas diferentes. Já tive aqui entrevistas em francês, espanhol, português além do óbvio em inglês que são todas.

Este ritual tem me enriquecido muito. Tem me feito superar a mim mesma algumas vezes e me dado a oportunidade de desafios bastante enriquecedores. Até agora ainda não consegui superar esta tarefa totalmente com sucesso. Mas quero acreditar no que diz a minha mãe - vai chegar a minha vez!

2 comentários:

Anónimo disse...

... concordo com a tua mãe! Vai chegar e em força!

... eu também tenho a mania de fazer esses filmes todos antes!! Não sei como é contigo, mas a mim acaba por me dar confiança para a entrevista quando me sinto bem nesse 'percurso' até ao local da mesma!

SpotlessMind disse...

a minha cara metade tb me diz sempre isso! e que o optimismo so me pode trazer coisas boas! nem que seja boa disposiçao!