segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Favelas


"Seventeen percent of the population of Rio lives in Favelas. There are close to 550 in Rio alone, mostly located on former public land on the hillsides around the city. Perched above the beaches of Ipanema, Leblon and Copacabana, their inhabitabts have some of the best views in Brazil. The favelas of Rio are possibly the only place in the world where the poor live above the rich."

Nathan Coley in Urban/Wild

Hoje enquanto calcorreava as ruas de Londres à procura de emprego não resisti a comprar o livro no qual acima cito uma pequena parte. Sou fascinada pelo Rio e tudo a que ele se refira e não consigo resistir sem entrar nas inúmeras livrarias que existem em Londres e menos ainda consigo resistir às promoções que me apresentam livros interessantes a preços irrisórios.

A realidade sobre as favelas é algo sobre o qual gosto de ler. Nunca me vou esquecer de uma tarde que fui arranjar as unhas, enquanto passava umas férias no Rio em 2007 e a manicure muito conversadora começou a fazer-me um interrogatório devido ao meu sotaque e à minha falta de sol. (No Rio também existem muitas pessoas muito brancas como eu, se calhar até mais brancas e de olhos claros, mas lá todos estão bronzeados.) Curiosa entrei na conversa com a manicure. Ela contou-me que morava na Rocinha (a maior favela do mundo) e gostava muito, ela disse que toda a família dela morava lá. Ela disse que gostava das festas de "forró" e do facto de lá ser tudo mais barato. Segundo ela só era chato quando o morro entrava em guerra e não podia sair de casa, ás vezes passava mais de um dia sem sair de casa, sem poder ir trabalhar por causa do perigo. Mas disso isto da mesma forma que eu digo que é chato quando chove torrencialmente. Ela vendo a minha curiosidade me convidou para ir com ela à Rocinha, ela disse que estando com alguém de lá não tinha perigo. Disse que não dava porque já regressava no dia seguinte.

Sem comentários: