quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Liberdade

« Nous sommes seuls, sans excuse. C’est ce que j’exprimerais en disant que l’homme est condamné à être libre. »*
Jean-Paul Sartre

Lutamos tanto por sermos livres, ser humanos sem amarras, capazes de traçar o seu próprio destino e a verdade é que, muitas vezes, tudo o que queremos é alguém que nos diga por onde seguir, o que é bom e o que é mau, como se voltássemos à infância e à obediência, mesmo que por vezes contrariada. Pensar, escolher e arcar com as consequências das nossas escolhas nem sempre é fácil. Mas há que se pensar que quando chegar a vitória também será mais saborosa.

* Desculpem a falta de tradução mas eu não me arrisco em traduções e alguém que não compreenda mesmo sempre pode procurar no Google:P

1 comentário:

Anónimo disse...

'o homem esta condenado a ser livre' ... realmente por vezes parece mesmo algo mau nao podermos simplesmente ser prisioneiros de desejos e vontades de outros, mas para os aventureiros como nos seria dificil suportar essa falta de liberdade de escolha, de opcoes, acima de tudo liberdade nas decisoes que tomamos em busca de algo que nos torne mais completos, mais donos de nos proprios e capazes de dizer 'eu faco, porque assim o quero'!

uma vez li num livro japones uma frase que me ficou na cabeca 'nunca olhes para o dedo que aponta quando queres ver o horizonte', o que do meu ponto de vista significa que nao nos devemos deixar parar pelas barreiras a nossa frente quando aquilo que desejamos esta ao nosso alcance!

(acho que deu para perceber que me identifiquei muito com este teu post!)